#1FIS2019

Palestrantes
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KATIE DRAGER
Universidade de Hawai'i (Mãnoa) - EUA
Tem desenvolvido pesquisas que examinam a relação entre sons e significados sociais; vem investigando, especialmente, como as expectativas sobre um falante podem influenciar o modo de os ouvintes interpretarem os sons que eles produzem. Sua pesquisa vale-se de métodos experimentais para lidar com fonética, acesso lexical e significação social.
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Livros:
Drager, Katie (2018) Experimental Research Methods in Sociolinguistics. London: Bloomsbury.
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Drager, Katie (2015) Linguistic Variation, Identity Construction and Cognition. Berlin: Language Science Press.
ALBERT RILLIARD
Laboratoire d'Informatique pour la Mécanique et les Sciences de l'Ingénieur - Universidades Paris-6 e Paris-11 - França / UFRJ (Prof. Visitante)
Albert Rilliard é pesquisador do CNRS na LIMSI (Orsay, França) e professor visitante da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil). Ele ensina fonética e processamento de dados experimentais. Seus interesses de pesquisa estão centrados na variação da prosódia, entre idiomas e situações de comunicação. As possibilidades de incompatibilidade de comunicação entre as culturas e as razões que envolvem tais encontros problemáticos estão no cerne de seu questionamento. Ele também trabalha com a variação prosódica entre as línguas românicas, aplicando métricas objetivas para ajudar a medir as diferenças observadas, comparando com a percepção de variedades faladas - e a representação de dialetos em diferentes populações.
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Publicações:
RILLIARD, Albert; D, ALESSANDRO, CHRISTOPHE ; EVRARD, MARC. Paradigmatic variation of vowels in expressive speech: Acoustic description and dimensional analysis. JOURNAL OF THE ACOUSTICAL SOCIETY OF AMERICA, v. 143, p. 109-122, 2018.
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de Moraes, João Antônio ; RILLIARD, Albert . Describing the intonation of speech acts in Brazilian Portuguese: Methodological aspects. In: FELDHAUSEN, Ingo; FLIESSBACH, Jan; DEL MAR VANRELL, Maria. (Org.). Methods in prosody: A Romance language perspective. 1ed.Berlin: Language Science Press, 2018, v. 6, p. 229-262.
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Currículo: http://lattes.cnpq.br/7604104346087790
